terça-feira, 19 de agosto de 2008

HOMOSSEXUALIDADE




A homossexualidade é a condição de quem se sente atraído sexualmente por pessoas do mesmo gênero biológico. O homossexual masculino costuma ser chamado gay (o termo pederasta caiu em desuso), enquanto o feminino de lésbica.
O termo homossexual também é aplicado às atividades sexuais entre membros do mesmo sexo, independentemente da orientação sexual dos envolvidos.
Tanto quanto se sabe, a primeira vez que o termo homossexualidade apareceu impresso foi no panfleto anônimo escrito em alemão em 1869 "143 des Preussischen Strafgesetzbuchs und seine Aufrechterhaltung als 152 des Entwurfs eines Strafgesetzbuchs für den Norddeutschen Bund" (ou seja, "Pararágrafo 143 do Código Penal Prussiano e o seu mantenimento através do parágrafo 152 do Esboço do Código Penal para a Confederação Alemã do Norte"), escrito por Karl Maria Kertbeny (Carlos Maria Kertbeny). Esse panfleto procurava desmantelar as leis da sodomia da Prússia (Bullough et. al. ed. (1996)). Kertbeny tinha utilizado a palavra homossexualidade em carta pessoal escrita em 1868 para Karl Heinrich Ulrichs. Kertbeny usou Homosexualität (homossexualidade) em vez de Urningtum, como o fez Ulrichs; e Homosexualisten (homossexualistas) em vez de Urninge, e Homosexualistinnen (homossexualistinas) em vez de Urninden.
De acordo com pesquisas que a homossexualidade equivale a mais ou menos a 10% da população humana, de acordo com o Relatório Kinsey. Não se sabe o quanto as práticas homossexuais existem na natureza, mas elas existem dada a diversidade da própria natureza. Assim, é possível afirmar a hipótese que a homossexualidade e as demais variações da sexualidade humana fazem parte da diversidade sexual humana.
Alguns argumentam que a cultura ocidental liberal tem estimulado a propagação da homossexualidade. Porém o mais provável é que os índices de ocorrência observados sejam resultado da queda na repressão política e religiosa a esse setor da sociedade nos últimos anos, já que é provável que a homossexualidade tenha sempre existido de maneira mais ou menos constante em nossa espécie desde seus primórdios.
Por essa reportagem pode se dizer que o homossexualismo continua sendo um assunto de grande polemica e vitima de preconseitos.