quarta-feira, 27 de agosto de 2008

AIDS - HIV




A aids é uma doença que se manifesta após a infecção do organismo humano pelo Vírus da Imunodeficiência Humana, mais conhecido como HIV. Esta sigla é proveniente do inglês - Human Immunodeficiency Virus.
Também do inglês deriva a sigla AIDS, Acquired Immune Deficiency Syndrome, que em português quer dizer Síndrome da Imunodeficiência Adquirida.

Síndrome
Grupo de sinais e sintomas que, uma vez considerados em conjunto, caracterizam uma doença.

Imunodeficiência
Inabilidade do sistema de defesa do organismo humano para se proteger contra microorganismos invasores, tais como: vírus, bactérias, protozoários, etc.

Adquirida
Não é congênita como no caso de outras imunodeficiências. A aids não é causada espontaneamente, mas por um fator externo (a infecção pelo HIV).

O HIV destrói os linfócitos - células responsáveis pela defesa do nosso organismo -, tornando a pessoa vulnerável a outras infecções e doenças oportunistas, chamadas assim por surgirem nos momentos em que o sistema imunológico do indivíduo está enfraquecido.

Há alguns anos, receber o diagnóstico de aids era quase uma sentença de morte. Atualmente, porém, a aids já pode ser considerada uma doença crônica. Isto significa que uma pessoa infectada pelo HIV pode viver com o vírus, por um longo período, sem apresentar nenhum sintoma ou sinal. Isso tem sido possível graças aos avanços tecnológicos e às pesquisas, que propiciam o desenvolvimento de medicamentos cada vez mais eficazes. Deve-se, também, à experiência obtida ao longo dos anos por profissionais de saúde. Todos estes fatores possibilitam aos portadores do vírus ter uma sobrevida cada vez maior e de melhor qualidade.

Sintomas

A aids não se manifesta da mesma forma em todas as pessoas. Entretanto, os sintomas iniciais são geralmente semelhantes e, além disso, comuns a várias outras doenças. São eles: febre persistente, calafrios, dor de cabeça, dor de garganta, dores musculares, manchas na pele, gânglios ou ínguas embaixo do braço, no pescoço ou na virilha e que podem levar muito tempo para desaparecer.

Com a progressão da doença e com o comprometimento do sistema imunológico do indivíduo, começam a surgir doenças oportunistas, tais como: tuberculose, pneumonia, alguns tipos de câncer, candidíase e infecções do sistema nervoso (toxoplasmose e as meningites, por exemplo)
Formas de contágios

O HIV pode ser transmitido pelo sangue, sêmen, secreção vaginal e pelo leite materno.
Assim pega
Sexo vaginal sem camisinha, sexo anal sem camisinha, sexo oral sem camisinha, uso da mesma seringa ou agulha por mais de uma pessoa, transfusão de sangue contaminado.
mãe infectada pode passar o HIV para o filho durante a gravidez, o parto e a mamentação, instrumentos que furam ou cortam, não esterilizados.

Assim não pega

Sexo, desde que se use corretamente a camisinha, masturbação a dois, beijo no rosto ou na boca, suor e lágrima, picada de inseto, aperto de mão ou abraço, talheres / copos,
assento de ônibus, piscina, banheiros, pelo ar, doação de sangue, sabonete / toalha / lençóis.
PRECONCEITO
Uns dizem que a pessoa que pega aids é porque quer, pois tem como prevenir, "A Camisinha", bom não importa como pegou, isso não tem como voltar atrás, e por causa de ser soro positivo, não significa que devemos nos distanciar e agora que mais ela precisa de nós, não e ter pena, pois isso não invalida ninguém, a medicação que já existe que prolonga a vida por anos sem a manifestação da doença, infelizmente é nessas horas que sabemos quem são os amigos de verdade, pois amigo e aquele que esta a seu lado tanto na alegria como na tristeza, como disse no inicio uns repreendem pelo descuido de se prevenir, mas também essas pessoas se sabem tanto, porque se distancia, horas ate parece um desabafo de um aidetico mas não, é que fico injuriado com tanto preconceito, pois tenho amigos que tem Aids.